Pensionatos são casas administradas pelos proprietários que geralmente residem na casa. Ideal para quem procura conforto.
Pensionatos são casas administradas pelos próprios donos, que na maioria das vezes moram no pensionato e, quando não, estão presentes diariamente. Podendo ser masculinos, femininos ou mistos, os pensionatos são uma boa escolha para quem está saindo da casa dos pais e indo morar sozinho pela primeira vez.
Pensionatos contam com suítes ou quartos com banheiro externo, podendo ser individuais ou compartilhados. Geralmente os banheiro externos são compartilhados com mais de um morador.
Pensionatos ganham muito no quesito conforto. Decorados conforme o perfil do proprietário e totalmente mobiliados, os pensionatos poupam gastos extras com móveis.
Com a presença do proprietário na casa, manutenção, limpeza, ordem e regras são elementos que compõem este ambiente harmonioso e tranquilo.
Muitos pais preferem que seus filhos morem em pensionato no primeiro ano por ser um ambiente mais tranquilo para o começo dos estudos na UNICAMP, PUC-Campinas ou FACAMP.
Para quem vem a trabalho, mestrado ou doutorado, e procura um lugar mais calmo para passar alguns anos em Barão, os pensionatos também são uma ótima escolha. Cada pensionato tem um perfil único, cada um com suas regras, entre elas:
Além disso, uma grande vantagem é não se preocupar com mobília, eletrodomésticos, internet, gás e manutenção, uma vez que os pensionatos já vêm todos equipados e prontos para morar.
Alguns pensionatos oferecem serviços que dão um diferencial e por consequência torna ainda mais fácil o dia a dia do morador, alguns deles são: serviço de limpeza diário, serviço de lavanderia, café da manhã, almoço ou janta (quando não os três), transporte e piscina.
Saber que sua encomenda será sempre recebida em casa também é um atrativo. Basta avisar o proprietário que está esperando algo dos correios e ele receberá por você.
Leia abaixo o depoimento de um aluno da Unicamp sobre sua experiência morando 4 anos em pensionatos durante seu período como estudante da Unicamp:
“Durante minha graduação na UNICAMP morei 4 anos em pensionato, sendo 3 deles em pensionato misto. Sempre dividi o quarto com mais uma pessoa. No decorrer desse período passei por três pensionatos diferentes e fiz boas amizades que permanecem até hoje. Sempre gostei do clima tranquilo dos pensionatos. Minha relação com os proprietários na maior parte das vezes foram boas, o que facilitou bastante esses anos que escolhi por morar em pensionato. Algo que as vezes pesava era a falta de privacidade, mas como não era uma prioridade, era aceitável.” — Rodrigo, estudante da UNICAMP.
Morar em pensionato implica ter menos liberdade e privacidade. As regras que para alguns tornam o ambiente mais tranquilo, para outros pode ser um empecilho. Ter horário para chegar, não poder trazer visitas para ambientes que não sejam comum a todos, ter limite de download e etc, podem ser regras consideradas desfavoráveis por algumas pessoas quando da escolha de um pensionato.
Outra questão a ser observada é a autorização que o proprietário e funcionários do pensionato têm de entrar no seu quarto para limpar, organizar, etc. Na maioria dos pensionatos os horários de limpeza dos quartos são estabelecidos, então será um horário o qual você terá que disponibilizar o quarto para ser limpo e organizado.
Como você está morando na casa de alguém, você deve seguir as regras que o proprietário estabelece e está sujeito a cobranças durante sua estadia na moradia.
Cada pensionato é único e varia conforme o perfil do proprietário, sendo assim em alguns você pode ter mais liberdade e privacidade que em outros.
Mudar a mobília do quarto de lugar, pintar parede ou furar para decorar, trazer mais mobílias, são coisas que podem ser restritas e provavelmente não serão aceitas na maioria dos pensionatos.
Se você tem carro, vale ressaltar que nem sempre os pensionatos têm vagas de garagem o suficiente para todos os moradores. Procure saber sobre o número de vagas na garagem pois essas são limitadas e muitas vezes tem custo extra no aluguel.
Nos pensionatos a internet é dividida entre todos os moradores, o uso intenso pode causar lentidão na conexão. Se internet é algo essencial para você opte por pensionatos com internet que comporte o número de moradores sem afetar a navegabilidade.
As experiências de moradores sempre são um ponto de vista único sobre as moradias, abaixo temos um depoimento de um ex-aluno da Unicamp:
*“Morei em um pensionato masculino no meu primeiro ano de graduação e foi uma experiência bastante agradável. Foi um ótimo ambiente para fazer novos amigos, aprender a cozinhar, cuidar da roupa limpa e estudar. Dividi meu quarto com um outro estudante que me ajudou bastante com as dificuldades comumente encontradas pelos calouros. Meu quarto era silencioso nos períodos de estudos, arejado e seguro. Acredito que as poucas dificuldades que encontrei neste período foi a relativa falta de privacidade e impossibilidade de receber visitas da minha namorada, uma vez que era um pensionato masculino e proibiam a visita de meninas sem a presença dos proprietários.” — Rômulo, formado pela UNICAMP.
Os pensionatos diferem-se bem uns dos outros, o que implica em preços que variam bastante, portanto procure saber tudo o que eles oferecem para fazer a comparação. Alguns diferenciais oferecidos são:
Estes são alguns dos fatores que fazem com que o aluguel dos pensionatos variem de R$750,00 a mais de R$1800,00.
Esteja ciente de tudo que o pensionato oferece para ver se o valor do aluguel é justificável.
Veja mais sobre aluguéis em: Aluguel em Barão Geraldo Os aluguéis em Barão Geraldo variam muito dado o tipo de moradia, facilidades e formas de locação.medium.com
Quanto ao contrato, a maioria dos proprietários fecham contrato anual com cheque caução e cobram multa caso haja rompimento do contrato antes do término deste.
Leia todo o contrato, os mínimos detalhes fazem diferença no final.
Para evitar problemas futuros com a quebra do contrato, procure:
Conhecer um pouco o perfil do proprietário;
Dividir quarto com um conhecido ou conhecer um pouco sobre seu colega de quarto antes;
Conhecer um pouco sobre a vizinhança: excesso de barulho, assaltos, etc;
Conhecer o perfil dos moradores em geral;
Conhecer bem as regras de punição por mau comportamento, elas podem influenciar bastante a convivência e trazer segurança para todos.
Ver se a localização é a que mais te traz benefícios.
Esses são alguns pontos a serem considerados sobre os pensionatos antes de escolhê-los como lar. Entrar na Unicamp é um experiência única de vida, estamos aqui para ajudá-los da melhor forma possível, conte com o Morando em Barão na sua jornada!
Bem vindos a Barão Geraldo!