Passou na UNICAMP? Está vindo a trabalho? Este artigo é para você.
Barão Geraldo é um dos principais dentre os seis distritos do município de Campinas. Conta com as mais importantes universidades e faculdades de Campinas, dentre elas a Unicamp, Puccamp e Facamp. É composto também por um pólo tecnológico, um grande comércio — seja para produtos e serviços, seja para alimentação — , uma vida noturna agitada e diversos outros quesitos que fizeram com que Barão deixasse de ser apenas um bairro e se configurasse com tudo que uma cidade possui.
Procurar onde morar em Barão Geraldo costuma ser uma tarefa delicada e que requer planejamento. Devemos levar em conta diversos fatores, localização das moradias, vantagens e desvantagens de morar próximo à universidade ou próximo ao centro de Barão. Para alunos de renda baixa, a Moradia Estudantil da UNICAMP é uma opção.
Tempo de deslocamento, valores dos aluguéis, proximidade dos institutos, bandejão, pontos de ônibus, circular interno, local de trabalho, entre outros, são fatores a serem levados em conta também.
Barão Geraldo tem três principais avenidas, quando levamos em conta UNICAMP e FACAMP (vale lembrar que a FACAMP está situada dentro da UNICAMP, logo, quando falamos da UNICAMP, como referência, também estamos falando da FACAMP): Av. Dr. Romeu Tortima, Av. Professor Atílio Martini e Av. Oscar Pedroso Horta, também conhecidas por Avenida 1, Avenida 2 e Avenida 3, respectivamente.
As três avenidas desembocam na UNICAMP. Além disso, devemos levar em consideração as facilidades que morar próximo às avenidas traz:
Analisar com cuidado as vantagens e desvantagens da localização das moradias fará com que você viva mais tranquilamente aqui. Lembre-se de que a maioria dos contratos das moradias são anuais. Se fizer uma escolha precipitada, a mudança de local resultará em multa. Faça uma escolha consciente.
Veja moradias disponíveis e faça um tour virtual em: Moradias em Barão Geraldo
Além dessas três avenidas, temos a Av. Santa Isabel e a Av. Albino José Barbosa de Oliveira que são duas avenidas também a serem levadas em conta. Ambas passam pelo centro de Barão Geraldo e concentram o maior número de estabelecimentos do comércio.
Farmácias, supermercados, bares, restaurantes, lanchonetes, hamburguerias, petshops e muito mais: todos distribuídos por essas duas avenidas e ruas que partem delas para o centro de Barão Geraldo.
O ideal é o equilíbrio, estar relativamente próximo de tudo aquilo que você usará com mais frequência em Barão. Morar muito próximo à UNICAMP traz o empecilho de morar longe do centro e precisar de um meio de transporte, ou alguns minutos de caminhada, para ir ao supermercado, por exemplo. Fazer um levantamento de tudo aquilo que você prioriza antes de escolher um lugar para morar em Barão é essencial, no mínimo necessário.
Quando se trata de estudantes que vem para a PUC-Campinas, existem moradias bem próximas à universidade. Para os que optam por morar próximo à PUC terão como opção, quando precisarem de algo do comércio, ir para o Shopping Dom Pedro, centro de Barão ou ao bairro Mansões Santo Antônio, pois próximo à PUC o comércio é escasso.
Morar no Mansões Santo Antônio também é uma opção, porém mais adequada para quem possui carro ou moto, pois fica a 7 minutos da PUC e 10 minutos da UNICAMP. A principal vantagem de morar no Mansões é pagar um pouco mais barato no metro quadrado do aluguel e morar com mais conforto, pois é grande a oferta de apartamentos de 2 ou 3 quartos. Além disso, o bairro possui uma boa estrutura, com supermercados, malls, padarias e alguns restaurantes, sem contar o Shopping D. Pedro, que está a 4 minutos de carro.
A desvantagem é estar mais distante da UNICAMP comparado com os estudantes que moram em Barão Geraldo, e que muitas vezes voltam a pé ou de bicicleta para casa. Outra desvantagem é precisar de um automóvel ou fazer uso do transporte público ou UBER diariamente para ir e voltar da faculdade.
Alguns escolhem morar em Barão Geraldo, devido ao grande comércio e facilidades que se encontra aqui, como dito acima.
Aluguéis variam bastante conforme a moradia, desde R$350,00 até R$3.000,00 ou mais. Tudo se resume ao perfil do futuro morador. Alguns fatores como:
Esses fatores influenciarão diretamente no preço do aluguel, portanto não se assuste ao se deparar com preços altos de moradias que para chegar à UNICAMP basta atravessar a avenida, por exemplo.
Veja mais sobre aluguel em Barão Geraldo em: Aluguel em Barão Geraldo
Depois de feito um levantamento da melhor localização para morar, faça um levantamento sobre as moradias. Quando estiver fazendo o levantamento das moradias leve em conta:
Valores, localização, infraestrutura, o que está incluso no aluguel (internet, gás, água, luz, etc), se tem rateio, qual o prazo do contrato, quem faz a manutenção, se tem portão eletrônico, se há câmeras de segurança e cerca elétrica, vigilância, quem pode frequentar sua moradia (em caso de pensionatos), etc;
Está fechando contrato com imobiliária? Faça uma pesquisa sobre todas elas, procure por avaliações no Google, veja pontos positivos e negativos de estar com essa imobiliária, navegue no site — tem atendimento online? É fácil encontrar o contato dos funcionários? O site é atualizado? —, faça um contato prévio com os corretores, veja os que estão preocupados só com a venda e os que estão preocupados com o cliente, procure saber do pós-venda deles. Lembre-se você ficará no mínimo um ano em uma moradia se não quiser pagar multa para quebrar o contrato!
Está fechando contrato direto com o proprietário? Pensionatos, kitnets, lofts, apartamentos, todos têm uma forma diferente de abordagem vinda do proprietário. Procure conhecê-lo um pouco antes de fechar o contrato, saiba dos limites, privacidade, regras, responsabilidades, etc. que você tem por estar escolhendo aquela moradia daquele proprietário. Se for morar em uma república procure conhecer o histórico dessa república, o perfil dos moradores, qual frequência de festas, etc. Repúblicas são administradas pelos próprios moradores, então cada uma tem seu perfil único.
Os pensionatos são uma boa escolha para quem está saindo da casa dos pais e vindo morar sozinho pela primeira vez. Pensionatos são casas que são administradas pelos próprios donos, que na maioria das vezes moram no pensionato e, quando não, estão presentes diariamente. Os pensionatos podem ser masculinos, femininos ou mistos.
Com um pouco menos de privacidade, mas com muito conforto, cada pensionato tem suas regras. Regras essas que procuram tornar o ambiente o mais harmonioso possível, desde horários de silêncio e visita, até limite de download. Em contrapartida fique despreocupado quanto à limpeza, gás, manutenção, problemas de internet e etc, estão todos inclusos no valor.
Pensionatos já são mobiliados e contam com toda infraestrutura necessária: geladeiras, micro-ondas, ventiladores, fogão, forno, colmeias, armários, talheres, etc
Se tratando de onde você irá dormir, pensionatos contam com quartos ou suítes, sendo esses individuais ou compartilhados.
Os pensionatos diferem-se bem uns dos outros, o que implica em preços que variam bastante, portanto procure saber tudo o que eles oferecem para fazer a comparação. Alguns diferenciais são: oferecer transporte, café da manhã, almoço, jantar, serviço de lavanderia, piscina, ar condicionado, geladeira particular, escolta, câmeras de segurança, salas de estudo, entre outros.
Quanto ao contrato, a maioria deles fecham contrato anual com cheque calção e cobram multa caso haja rompimento do contrato.
Tem carro? Alguns pensionatos cobram vaga na garagem e as vagas geralmente são limitadas, fique atento.
Kitnets são apartamentos tradicionais, de apenas um cômodo e metragem de até 50 m². Um cômodo que serve de quarto e sala ao mesmo tempo, banheiro separado e uma cozinha diminuta, geralmente separada apenas por um balcão.
Em Barão Geraldo encontramos kitnets nos mais variados modelos e metragens.
Espaço pequeno porém grandes vantagens! Kitnet é a opção para o estudante que quer aproveitar da liberdade e da privacidade de morar sozinho e que procura preços mais acessíveis. Também pode ser dividida com um amigo, abaixando assim o valor do aluguel. Devemos nos atentar, entretanto, para o valor do condomínio, que compõe o aluguel de algumas kits e que aumenta caso o número de moradores seja maior que um.
Estar ciente do que compõe o condomínio da kitnet pode evitar futuras dores de cabeça: internet, água, gás, energia elétrica, manutenção, etc, estão inclusos? Procure se informar, pois seus custos mensais podem aumentar bastante se você tiver que, por exemplo, arcar com a conta da internet, energia elétrica e gás.
Alguns proprietários oferecem serviço de faxina semanal incluso no valor, mas normalmente você é que fica responsável pela limpeza da sua kitnet
Tem carro? A garagem está inclusa? É coberta? Tem portão eletrônico? Também são fatores a se levar em consideração nesta decisão.
Outro ponto para se atentar é a mobília. Algumas kitnets já são totalmente mobiliadas, outras parcialmente. Na grande maioria delas a lavanderia é comunitária, onde uma ou mais máquinas serão compartilhadas com todos os moradores. Sendo assim, se você preferir ter sua própria máquina de lavar, atente-se ao espaço na kitnet e a algumas questões de instalação, como a necessidade de ralo para vazão da água e torneira próxima.
As formas de alugar uma kit podem ser diretamente com o proprietário ou por intermédio de imobiliárias/administradoras. Ambas têm suas vantagens e desvantagens. Procure conhecer a reputação das imobiliárias e o perfil do proprietário antes de assumir um contrato. Os contratos geralmente são anuais com multa caso haja quebra deste, alguns exigem fiador, sinal e cheque caução. Analise tudo para fazer uma escolha consciente.
Repúblicas são casas compartilhadas, com administração dos próprios moradores. Diferente dos pensionatos, que são administrados pelos donos das casas, os moradores das repúblicas criam suas próprias regras de organização e ficam responsáveis pelo pagamento das contas e divisão dos afazeres domésticos.
O número de moradores pode variar bastante. Três colegas que dividam uma casa podem se considerar uma república, enquanto as mais tradicionais costumam ter cinco, sete, dez, ou até mais moradores. Quanto mais moradores, normalmente maior a casa e talvez mais regalias, uma vez que as contas são divididas por todos e acaba saindo barato para cada um. Dessa forma, algumas repúblicas são em casas sobrados, com piscina, TV a cabo com todos os canais, faxineira todos os dias, etc.
As repúblicas podem se formar a partir de amigos de infância que mudaram de cidade juntos, colegas de turma da faculdade, ou então, pessoas ainda totalmente desconhecidas. Muitas vezes as repúblicas vão à procura de calouros nos dias de matrículas, e abrem-se para visitação para os novos alunos e seus familiares. Aproveite a visita para entender como é o dia-a-dia da casa e a organização das tarefas.
Algumas repúblicas organizam-se de forma hierárquica entre veteranos e calouros, e podem dar trotes nos ingressantes. Procure saber como é o perfil da república neste quesito para não se surpreender, e se a interação for saudável, e você quiser, entre na brincadeira!
Morar em república, como dividir qualquer outro tipo de moradia, é um grande aprendizado de convivência, uma vez que estão ali pessoas com diferentes criações, valores e manias. É importante que os moradores saibam respeitar o espaço e liberdade um do outro. E se a experiência for positiva, você dividirá mais do que as contas, poderá compartilhar sua vida e encontrar ali uma segunda família.
Flats são apartamentos um pouco mais compactos, perfeitos para quem mora só ou para casais jovens. Apesar de compacto, um flat apresenta uma planta com divisões internas bem definidas, como um apartamento padrão: quartos, suítes, salas de estar e jantar, cozinha e banheiros. Assim sendo, espere encontrar em um flat um lugar aconchegante porém com o necessário para quem deseja morar sozinho ou no máximo acompanhado de mais uma pessoa.
Se preço não for um problema, e suas prioridades forem conforto e modernidade, o flat poderá ser a moradia ideal pra você!
O campus da UNICAMP é demasiadamente grande e muitas vezes o transporte se torna algo necessário. Os circulares internos podem ser a alternativa, esses percorrem o campus e são gratuitos. Aqui você encontra as quatro linhas dos circulares internos, horários, informações sobre os pontos, adaptação para deficientes físicos, etc. Os circulares internos só rodam dentro da UNICAMP, para saber sobre os circulares que andam por Barão acesse o site da EMDEC.
Combinar caronas com seus amigos, dentro ou fora da UNICAMP, também é uma escolha. Se estiver indo para a universidade outra opção é dar sinal nas avenidas e aproveitar alguém que esteja indo para a aula. Alguns consideram uma prática arriscada, mas é usada com frequência.
Se preferir pagar pelo transporte, Barão também conta com pontos de táxi, UBER, 99pop, Cabify e o Arcade City (plataforma lançada em 01/12/2017 e está em sua fase de teste).
Quem está morando na Moradia Estudantil e precisa vir para a UNICAMP não precisa se preocupar, existe uma linha que faz esse trajeto. Você pode baixar o PDF com todas as informações.
Bicicletas costumam ser uma forma econômica de se locomover em Barão. Você encontra bicicletas usadas à venda em grupos no Facebook ou pode optar por comprar uma nova. Barão tem uma ciclovia, muito útil, mas que peca em alguns trechos, falta de iluminação e trechos negligenciados são alguns fatores. Esta matéria do G1 fala um pouco sobre a ciclovia presente no canteiro da Av. 2, e as condições dessa. Mas, além disso, também devemos levar em consideração as ciclofaixas, presentes em Barão e na UNICAMP, que sofre grande descaso por parte da Prefeitura e também dos moradores, que usam, por exemplo, para estacionar seus carros.
Se seu meio de locomoção for uma bicicleta, faça uso de um bom cadeado. Cadeados blindado ou em U são recomendados, pois os assaltos a bicicletas são recorrentes. Tesourão para cortar ferro é uma das formas usadas para cortar os cadeados mais frágeis. Esteja prevenido e evite surpresas desagradáveis.
Faça uso de um bom cadeado e procure não deixar sua bicicleta em lugares que facilitam o furto, deixe-a em um bicicletário onde o movimento seja constante e tenha presença da vigilância do campus por perto.
Segurança em Barão é um fator crucial, como em todos os lugares estamos sujeitos a abordagens desagradáveis, furtos, etc. Algumas dicas de segurança:
Procure andar em grupos quando sair da universidade e esteja sempre atento a eventuais suspeitas; Nunca deixe bolsas dentro do carro, nem que esta esteja vazia. Arrombamentos e vidros quebrados são frequentes. Procure andar pelas avenidas e pelas ruas movimentadas, evite vielas e becos, principalmente à noite. Tenha um cadeado bom para a sua bicicleta. Casos de roubo a repúblicas não são raros, escolha bem onde morar, procure casas seguras e bem localizadas. Se tiver escolta, não deixe de chamá-los para recebê-lo ou acompanhá-lo quando sair de casa. Caso não tenha, esteja atento aos arredores antes de entrar ou sair de casa. Temos em Barão o 7º Distrito Policial localizado na Av. 2, próximo à UNICAMP e um Posto da Polícia Militar localizado no começo da Av. 1.
Enchentes são frequentes em dias que chove além do esperado, portanto pesquisar sobre os lugares de riscos de alagamento poupará você de possíveis dores de cabeça nos dias que a chuva for intensa.
O Ribeirão das Pedras é um rio brasileiro do estado de São Paulo e cruza diversos bairros da cidade de Campinas. O Ribeirão cruza Barão Geraldo depois de passar pelo Shopping D. Pedro. Chegando aqui, passa pelas Av. 1, Av. 2 e Av.3, na Cidade Universitária.
Alguns pontos das avenidas onde o ribeirão passa costumam alagar, dificultando assim o trânsito de veículos e pedestres, e alagando algumas moradias. A estrada da Rhodia também costuma ser afetada durante temporais.
Faça um levantamento detalhado do lugar onde pretende morar em Barão acessando: morandoembarao.com e lendo nossos demais artigos.
A lenda do Boi Falô é a única do município de Campinas. Tem sua origem no distrito de Barão Geraldo. Algo faz Barão Geraldo ser um lugar único. Talvez pela presença de pessoas de diversas regiões do país e do mundo, ou talvez devido ao encontro de diversas ideologias e pensamentos difundidos pelos estudantes de diversas áreas do conhecimento nas universidades da região. Fato é, para muitos, Barão Geraldo é o local onde passarão anos incríveis e construirão a base de suas carreiras e relações que levarão para toda vida. Barão tem algo para você, viva da sua forma, aproveite e seja bem vindo!