Onde Comer
Eventos
Empregos
Encontre
Guia
Você está lendo:
Como é estudar Humanas na Unicamp
Conteúdo
unicamp

Como é estudar Humanas na Unicamp

Saiba um pouco mais sobre como é fazer cursos de Humanas!

Mesinhas do IFCH

Mesinhas da cantina do IFCH

Na Unicamp, campus de Campinas, há diversos cursos oferecidos da área de Ciências Humanas. São eles:

  • Licenciatura em Letras;
  • Linguística,
  • Estudos Literários;
  • Ciências Sociais;
  • Filosofia;
  • História;
  • Comunicação Social - Midialogia;
  • Pedagogia;
  • Ciências Econômicas;
  • Geografia;
  • Licenciatura Integrada Química/Física;

Ainda, no campus de Limeira da Unicamp, há dois cursos de Humanas, na Faculdade de Ciências Aplicadas: Administração e Administração Pública.

Seja em relação à infraestrutura do campus, à integração entre cursos ou às aulas a distância, durante a pandemia, os cursos de Humanas apresentam algumas características próprias, assim como curiosidades.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre elas!


Infraestrutura do campus - bibliotecas, salas, auditórios, grupos de pesquisa

O campus da Unicamp, no distrito Barão Geraldo, em Campinas, conta com uma grande infraestrutura para todos os seus cursos. Nos cursos de Humanas, isso se reflete nos grandes acervos de bibliotecas; nas salas de aulas; e nos auditórios e/ou centros culturais destinados às palestras, semanas de estudos, entre outros eventos acadêmicos.

Cada uma das faculdades conta com uma biblioteca própria, em que há uma enorme gama de livros, dissertações, teses e demais materiais que auxiliam nos estudos e nas pesquisas dos alunos. Além disso, a maioria das bibliotecas de Humanas contam com muitas mesas para estudar, além de computadores para realização de trabalhos e acesso à internet.

Uma particularidade é que, não só os alunos de Humanas, como todos os demais alunos com vínculo à Unicamp, também podem usar essas bibliotecas para consultar e emprestar livros, além de ficar em seu ambiente para estudar. Porém, o acesso aos computadores fica restrito apenas aos alunos daquela faculdade em específico. Ou seja, se você faz Estudos Literários, só poderá acessar os computadores da biblioteca Antonio Candido, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).

Outra particularidade em relação ao acervo das bibliotecas é que, por exemplo, a biblioteca Octavio Ianni, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), possui um grande acervo de teóricos das humanas, em geral, tendo, particularmente, um bom número de exemplares de antropologia e de etnologia indígena. Já a biblioteca Antonio Candido, do IEL, possui um bom acervo das literaturas portuguesa, francesa e inglesa, além de exemplares raros de livros escritos em grego e latim, por exemplo.

Já em relação às salas de aulas, as faculdades de Humanas possuem uma boa infraestrutura, contando com ar-condicionado, projetor, sistema de som e lousa. Elas costumam ter o acesso mais restrito aos alunos e somente o professor consegue abrir suas portas, através de suas carteirinhas pessoais da Unicamp, sendo este um bom sistema de segurança para manutenção dos equipamentos, especialmente.

Os cursos de Humanas também contam com os auditórios para realização de eventos, palestras, encontros e semanas de estudo. Também há salas específicas, em que são realizados estudos de grupos de pesquisa, liderados por alguns docentes. Por exemplo, há o CCA (Centro de Convivência de Afásicos), no IEL; o Labeurb (Laboratório de Estudos Urbanos), ligado a diferentes cursos. Esses locais englobam os professores, pesquisadores e estudantes, especialmente da pós-graduação, os quais realizam suas pesquisas mais direcionadas a um campo de interesse.


Integração entre os cursos

A Unicamp tem um caráter interessante, no geral, no que diz respeito à integração entre seus cursos. Qualquer aluno pode fazer praticamente qualquer disciplina nos institutos e faculdades pertencentes à universidade. Em relação aos cursos de Humanas, ocorre de modo similar, sendo especialmente interessante fazê-lo, pois nos outros cursos, das outras faculdades de Humanas, oferecem disciplinas que podem acrescentar muito no conhecimento e na pesquisa, de um modo geral.

Uma particularidade, em relação a isso, é que os cursos pertencentes aos Instituto de Artes (IA), Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e Instituto de Filosofia e Ciências Humanas oferecem uma opção de reingresso mais facilitada, para os alunos que já fazem alguma das graduações em um dos três institutos. Isso quer dizer que, se alguém faz História, no IFCH, mas deseja transferir para o curso de Linguística, no IEL, não precisa fazer novamente o vestibular. É necessário preencher alguns formulários e seguir prazos, mas essa opção de mudança ocorrerá de maneira mais fácil.

Vale ressaltar que, se um aluno do IEL ou do IFCH quiser mudar para algum curso de artes do IA, deve fazer também uma prova de aptidão, comprovando que tem habilidade em dança, música, artes plásticas ou artes cênicas, a depender do curso pretendido.


Carga de leitura

Os cursos de Humanas têm uma demanda, acima da média, em relação às leituras. Isso ocorre, pois, para ser possível entender um tipo de tema, é preciso ler outros tantos teóricos que já escreveram sobre o mesmo assunto. Em geral, são diferentes perspectivas para um mesmo tópico.


Aulas à distância durante a pandemia

Das universidades públicas brasileiras, a Unicamp foi uma das primeiras a aderir ao ensino remoto durante a pandemia, logo na segunda semana de março de 2020. Com isso, cada professor optou por um método diferente para levar o conteúdo aos alunos.

Diferentemente dos cursos de Biológicas, por exemplo, que necessitam frequentemente de laboratórios e permanência presencial no campus, os cursos de Humanas se adaptaram um pouco melhor ao ensino remoto em relação a este quesito. Porém, de qualquer forma, foi muito difícil devido às novas metodologias de aula empregadas, à falta de equipamentos por parte dos alunos, na maioria dos casos, e, também, à falta de interação em sala de aula.

Muitos professores optaram por gravar suas aulas em formato de vídeo ou podcast. Usar mecanismos do Google, como o Google Classroom, também foram mais incentivados para tentar facilitar o aprendizado aos alunos.

A carga de leitura e de trabalhos, de um modo geral, não diminuiu, mas pode-se dizer que muitos professores ficaram mais flexíveis em relação aos seus métodos, devido a essa nova realidade que pegou a todos de surpresa. Mas um sentimento é quase uma unanimidade: nada supera a interação dos alunos e professores em sala, lá na Unicamp.

Todos estão contando os dias para poder voltar ao campus, com as condições adequadas de segurança, para usufruir tudo o que a Unicamp oferece aos seus alunos!

Caso tenha mais curiosidades sobre a Unicamp ou sobre a vida universitária de uma forma geral, confira mais artigos sobre o assunto no nosso site!

ENTRE EM CONTATO
Dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente.
FAÇA PARTE
Possui um imóvel ou um negócio em Barão Geraldo?
INFORMATIVO
Faça parte da nossa newsletter, enviaremos no máximo um email por semana contendo informações selecionadas para os nossos leitores. Já entregamos mais de 100 promoções e descontos, além de dicas e acontecimentos. Participe!
ACOMPANHE
Tem muita coisa acontecendo em Barão, siga-nos no Instagram e Facebook para acompanhar o dia-a-dia no nosso distrito.
logo