Veja algumas particularidades sobre a prova dos cursos de Humanas no vestibular da Unicamp!
O vestibular da Unicamp já teve diferentes formatos de prova, mas sempre contou com duas fases. Costuma-se variar, por exemplo, em relação às propostas dos tipos de textos na prova de redação, ao formato de prova dissertativa e de múltipla escolha, entre outras características.
Atualmente, a primeira fase é uma prova múltipla escolha composta por 72 questões, divididas entre português (língua portuguesa e literatura), história/filosofia, geografia/sociologia, biologia, química, física, matemática e inglês, sendo que há também questões interdisciplinares - que abrangem duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo. Há dois tipos de provas: uma dirigida às áreas de Biológicas/Saúde e a outra às áreas de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. Com a pontuação mínima conquistada através delas, teremos a chamada nota de corte de cada curso e quem atingir essa pontuação passará para a segunda fase.
Na segunda fase, a prova é dissertativa, ou seja, todas as questões são abertas, contando também com a redação.
Para aqueles que prestam Humanas, há uma diferenciação de peso entre as disciplinas. Isto quer dizer que, em geral, a redação e as matérias como português, geografia e história terão maior peso. Além disso, nos cursos das áreas de Artes (Música, Dança, Artes Visuais, Artes Cênicas e Arquitetura e Urbanismo), também é necessário fazer a prova de aptidão.
A seguir, vamos falar um pouco sobre cada uma dessas particularidades das provas para aqueles que vão prestar cursos de Humanas no vestibular da Unicamp, baseando-nos no último Vestibular Unicamp 2021.
Primeira fase e notas mínimas
Como dito anteriormente, a primeira fase é composta por 72 questões múltipla escolha, sendo que cada uma contém quatro alternativas diferentes e somente uma resposta correta.
Não há uma quantidade mínima de cada matéria a ser acertada, independentemente da área que seja o curso pretendido, Humanas, Artes, Biológicas, Exatas ou Tecnológicas. Isso quer dizer que, se o vestibulando for de Humanas e errar todas as questões de física, por exemplo, ele não será eliminado. O que importa é conseguir atingir a nota mínima que o permita passar para a segunda fase.
No Vestibular 2021, as notas mínimas de alguns cursos de Humanas mais concorridos foram as seguintes:
Já as notas de corte de alguns cursos de Humanas um pouco menos concorridos foram:
Então, em média, é necessário acertar um pouco mais da metade das questões da primeira fase do vestibular para ser aprovado para a segunda fase.
Segunda fase
Já a segunda fase do Vestibular 2021 é aplicada durante dois dias de provas.
No primeiro dia, a prova é igual para todas as áreas, contando com a prova de Redação, de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
A prova de Redação contém duas propostas de textos e o vestibulando deve eleger apenas uma para ser feita. As propostas de redações da Unicamp costumam se diferenciar da maioria dos outros vestibulares do país, pois são requeridos diferentes gêneros e não há como saber previamente qual será pedido em cada ano.
Já houve propostas de gêneros como artigo de opinião, abaixo-assinado, post em fórum da internet, verbete, texto para podcast, crônica para uma revista semanal, entre outros. No vestibular 2021, o futuro aluno poderia escolher entre escrever um discurso político ou um diário. O interessante é que a prova tenta se aproximar um pouco mais da realidade do aluno, com gêneros que circulam em seu cotidiano e não só se restringindo à dissertação, que é usualmente pedida nos outros grandes vestibulares, como Enem, Fuvest e Vunesp.
Já em relação à prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Interdisciplinares com Língua Inglesa, temos outras especificidades. No total, são 10 questões, sendo cinco de Língua Portuguesa. Em relação a esta, o vestibular requer um grau elevado de interpretação de texto, além de conhecimentos em gramática. Outras duas questões são de Língua Inglesa.
E, por fim, três questões são da parte de “Literaturas”, e a prova se apoia na lista de livros recomendada naquele ano. Em 2021, as questões foram baseadas nos livros “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s; “Sermões de Quarta-feira de Cinzas”, do padre Antônio Vieira; e “A falência”, de Júlia Lopes de Almeida.
Já no segundo dia de prova, aqueles que prestam cursos das áreas de Humanas/Artes fazem um mesmo tipo de avaliação, com 22 questões no total, sendo:
Cada matéria tem um peso diferente, a depender do curso. De um modo geral, os cursos de Humanas têm peso 3 para as questões de História, Geografia e Língua Portuguesa, Literaturas e Língua Inglesa; peso 2 para questões de Matemática; e peso 1 para as questões interdisciplinares.
Para quem está prestando vestibular, é interessante observar sempre o edital do ano pretendido, pois alguns formatos ou conteúdos da prova podem ter mudado.
Caso tenha mais curiosidades sobre o vestibular da Unicamp ou sobre a vida universitária de uma forma geral, confira no nosso site mais artigos sobre o assunto!