Você sabia que a Unicamp fica em um distrito de Campinas chamado Barão Geraldo? E que há muitos bairros próximos da universidade, que também são interessantes para morar? Confira a seguir mais detalhes sobre eles!
Para quem não é de Campinas e vem estudar na Unicamp, costuma ser uma surpresa descobrir que Barão Geraldo é um distrito de Campinas e não um bairro em si. Embora tenha uma proporção de bairro, Barão Geraldo cresceu muito desde a fundação da Unicamp e o distrito é subdividido em diversos bairros que chegam a ser longe da própria faculdade.
Para quem chega em Barão Geraldo, é comum que procure um lugar para morar que seja próximo à universidade, com a conveniência de poder ir a pé ou de bicicleta assistir às aulas ou comer no famoso bandejão.
Mas nem sempre isso é possível para os estudantes, pois morar próximo à Unicamp tem muita procura, o que significa um custo mais elevado de vida. Há os que prefiram morar em outros bairros de Campinas ou dentro de Barão Geraldo mesmo.
Vamos listar alguns bairros interessantes para moradia, incluindo o próprio distrito, assim como suas principais vantagens e desvantagens.
“Você mora em Barão ou em Campinas?”
É comum escutar essa pergunta, nas conversas entre os estudantes da Unicamp, em relação à pessoa morar em Barão ou em Campinas, como se fossem duas cidades totalmente diferentes. E, de fato, é essa impressão que dá. Mas, como dissemos antes, Barão Geraldo é um distrito pertencente à Campinas, assim como outros cinco distritos da cidade: Sousas, Joaquim Egídio, Campo Grande, Ouro Verde e Nova Aparecida.
Barão Geraldo, realmente, tem um jeito diferente de Campinas. Parece, às vezes, em uma tarde de sábado, que o tempo parou e só escutamos os passarinhos assobiando, o barulho do vento, o distrito tem um ar um pouco místico e bucólico certas vezes. Chega a parecer uma cidade bem pacata de interior. O clima pode mudar um pouco à noite, pois há muitas festas em república e diversos barzinhos e restaurantes para ir.
É interessante morar próximo à Unicamp, ali há diversas kitnets, pensionatos, repúblicas, casas para alugar, por exemplo. Os bairros mais próximos são Cidade Universitária e Cidade Universitária II. Nem sempre o custo desses locais é baixo, devido à alta procura, mas a economia com transporte público, por exemplo, pode ser um fator positivo, além da proximidade ao bandejão, o que dá para reduzir os gastos com comida.
Há, também, outros bairros um pouco mais afastados da universidade, dentro de Barão. Falaremos sobre eles a seguir.
Vila Santa Isabel, Jardim Santa Genebra II, Real Parque, Guará, Bosque, Village
Aos que buscam economizar um pouco mais com aluguel, mas, mesmo assim, continuar no distrito, há boas opções de bairros para morar.
Os bairros Vila Santa Isabel e Jardim Santa Genebra II são bairros interessantes, pois os aluguéis costumam ser mais em conta e ainda estão relativamente próximos à Unicamp.
O Jardim Santa Genebra II, por exemplo, é o bairro onde se localiza o Terminal de Ônibus de Barão Geraldo. Em menos de 10 minutos, você já consegue entrar no campus da Unicamp, através de algumas linhas, como o 3.29 ou o 3.37. Também, partindo do Terminal, há uma ciclovia que liga diretamente até o campus. É uma ótima opção para quem pode ir de bicicleta até lá, inclusive é bem comum ver a universidade cheia delas.
No bairro Vila Santa Isabel, também há bons preços de aluguel e há linhas de ônibus que passam nele que vão diretamente para a Unicamp. Lá, também, é o bairro onde está a Moradia da Unicamp, interessante para aqueles que têm um poder aquisitivo menor e querem tentar uma vaga de moradia gratuita.
Os bairros Real Parque, Guará, Bosque e Village são mais afastados da Unicamp, mas há várias opções de casas um pouco mais em conta, algumas com quintais grandes, inclusive, que parecem chácaras. São bairros bem tranquilos, de um modo geral. Também há linhas de ônibus que vão até o Terminal de Barão e, de lá, é possível pegar outro ônibus para ir à Unicamp.
Barão Geraldo já é um distrito muito diferente do resto da cidade de Campinas, mas você conhece a Vila São João?
Para quem vai até Barão Geraldo, muitas vezes acha que já estamos em outra cidade, devido às diferenças vistas nas ruas, como tipos diferentes de casas, praças, mais arborização e pessoas andando frequentemente de bicicleta, por exemplo.
Por outro lado, nas últimas décadas, há um fluxo mais intenso de carros em Barão, pois mais empresas e laboratórios estão se concentrando ali e nos seus arredores, como a Ci&T e o laboratório Síncrotron, além dos pólos mais antigos como CPqD, Unicamp e Puccamp.
Mesmo assim, há um lugar especial em Barão Geraldo, muito próximo ao centro e à Unicamp, que consegue manter até hoje seu ar bucólico, como se estivéssemos praticamente em uma zona rural: o bairro Vila São João.
Jardim Santa Genebra, Vila Costa e Silva, Mansões Santo Antônio, Chácara Primavera, Taquaral
Um pouco mais afastado da Unicamp, já fora de Barão Geraldo, temos alguns bairros que compõem a cidade de Campinas e que são interessantes para morar.
Um pouco depois da saída pela portaria 5 da Unicamp, próxima ao Hospital das Clínicas, é possível avistar o shopping D. Pedro. Próximo a ele, estão os bairros Jardim Santa Genebra, Vila Costa e Silva, Mansões Santo Antônio, Chácara Primavera e, um pouco mais à frente, o bairro Taquaral.
No bairro Jardim Santa Genebra e Vila Costa e Silva, é possível encontrar casas e apartamentos com preço mais acessível, além de também haver linhas de ônibus que passam por lá e vão para o Terminal de Ônibus de Barão Geraldo.
No bairro Mansões Santo Antônio e Chácara Primavera, há muitos prédios e casas também que, não necessariamente, têm preços muito acessíveis. Para quem tem carro, o acesso à faculdade é bem rápido. Em relação a ônibus, são poucas as linhas que passam por eles. Nesses bairros, a construção de prédios aumentou muito nas últimas duas décadas, sendo uma região bem valorizada.
Já no bairro Taquaral, é interessante também morar em locais que sejam mais próximos ao Shopping D. Pedro ou ao “tapetão” (trecho da rodovia que liga o bairro a Barão Geraldo), pois há mais linhas de ônibus que dão acesso direto à Unicamp, como a linha 3.30.
Centro de Campinas
Para aqueles que não se importam em morar um pouco mais longe, podem encontrar kitnets e apartamentos com valores bastante atrativos no Centro de Campinas. Além disso, há linhas que vão diretamente à Unicamp. Sem trânsito, é possível chegar lá em cerca de 15 a 20 minutos. Então, para quem tem essa disponibilidade, o custo-benefício é bom.
É preciso avaliar bem a distância e o custo-benefício, de um modo geral, para escolher sua moradia quando for estudar na Unicamp. É necessário dosar o que você valoriza mais e aquilo que prefere economizar.
Caso tenha mais curiosidades sobre moradias, estudar na Unicamp ou sobre a vida universitária de uma forma geral, confira no nosso site outros artigos!