Informações práticas sobre a adoção e a doação de animais domésticos em Barão Geraldo e Campinas
Estima-se que há cerca de 30 milhões de animais em situação de abandono no Brasil.
Com tantos animais em busca de um lar, considere a adoção como a principal opção na hora de decidir trazer um novo amigo para casa!
Caso não possa continuar com a posse de um cachorro ou gato, não seja o responsável por aumentar o número de animais de rua em sua cidade. Existem diversas pessoas, lugares e instituições que se responsabilizam por seu pet até que encontrem um novo lar para ele.
Neste artigo, você encontra informações práticas sobre a adoção e a doação de animais domésticos em Barão Geraldo e Campinas.
Antes de adotar um animal de estimação, tome alguns cuidados:
Verifique se o animal passou por um veterinário, se foi castrado e se a sua vacinação está em dia;
Não adote por impulso! O animal é um ser vivo e viverá muitos anos ao seu lado. A responsabilidade por sua guarda é grande;
Verifique se há espaço suficiente para o animal viver com conforto; Espaços confinados podem gerar distúrbios de comportamento;
Tenha a aprovação dos outros membros da sua família. Os animais domésticos necessitam de atenção, como passear. Há alguém que possa cuidar dele na sua ausência? Os animais geram custos extras nas contas da família com veterinário, ração, banho e tosa, medicamentos, acessórios e outros itens necessários.
Orientações sobre doação de animais:
A doação deve ser considerada como uma última opção! Os animais se apegam às pessoas no convívio diário e sofrem muito com uma separação;
Mudar para um espaço menor, muitas vezes, não é motivo para se desfazer de seu cão ou gato. Nenhuma normativa de condomínio (no caso de apartamentos) pode proibir a presença do animal na nova residência. Em Barão, alguns proprietários proíbem animais em seu imóvel; neste caso, desde que esteja bem clara essa cláusula no contrato, não há o que fazer. O ideal seria procurar um imóvel em que permita a presença de animais;
Doar o animal por problemas de comportamento não é uma solução. Procure um especialista que possa ajudá-lo, para que o cão ou o gato tenha um comportamento adequado e leve uma vida social saudável;
Se a doação for realmente inevitável, leve o animal ao veterinário, aproveite para colocar a vacinação em dia e, se ainda não o fez, providencie sua castração;
Verifique se há um membro da família, vizinho ou amigo de confiança que queira ficar com o animal;
Faça cartazes para afixar em clínicas veterinárias, pet shops e casas agropecuárias, e utilize as redes sociais como meio de divulgação;
Procure por feiras de adoção organizadas por associações e ONGs;
Antes de entregar o animal, entreviste o candidato à adoção e conheça o local onde será a nova residência para que não se tornem vítimas de maus-tratos;
Se o candidato declarar que está adotando devido à morte de outro animal, informe-se sobre o motivo do óbito. Dessa forma, é possível prevenir futuras contaminações por doenças como cinomose e parvovirose, altamente contagiosas e que deixam o local infectado.
A seguir, listamos os locais, instituições e pessoas que podem te ajudar no processo de adoção e de doação de animais domésticos em Barão Geraldo e Campinas.
BARÃO GERALDO
CAROL DOS BICHOS
A Carol é uma protetora independente residente em Barão Geraldo. Não se trata de uma ONG ou de uma entidade do gênero, o trabalho dela é feito única e exclusivamente para ajudar os peludinhos! Ela ajuda animais em estado de abandono e maus-tratos, fornecendo um lar temporário enquanto são reabilitados e se encontram em condições de ir para um novo lar.
Esse trabalho envolve muitos gastos. Desta forma, além de adotar um amigo, você pode também ajudar com doações para ajudar a mantê-los até que encontrem um novo lar.
Website: * benfeitoria.com/caroldosbichos *
Instagram: * @caroldosbichos *
CAMPINAS
GAAR
De acordo com o site da organização, “o GAAR – Grupo de Apoio ao Animal de Rua – luta há anos contra o abandono e os maus-tratos de cães e gatos de Campinas e região, em um trabalho contínuo de castração, cuidados básicos e busca de lares para eles, além de difundir a conscientização para guarda responsável e bem estar animal”.
Embora seja uma iniciativa de Campinas, a ONG também está presente em Barão Geraldo.
Website: * gaarcampinas.org/quero-adotar *
Instagram: * @gaarcampinas *
AMOR DE BICHO
Segundo o site da organização, “a Amor de Bicho foi fundada em 2014 em Campinas e tem como objetivo principal o resgate e a recuperação de animais, especialmente cães e gatos. Ao longo desses anos, aproximadamente 2000 animais passaram por esse processo e encontraram lares amorosos em nossas feirinhas de adoção, que fazemos quase todas as semanas do ano. Além disso, buscamos sempre realizar ações de cunho educativo e de conscientização, afinal, apenas assim obteremos resultados a longo prazo: com a diminuição de abandonos e da reprodução animal sem controle”.
Website: * amordebicho.org.br *
Instagram: * @amordebichocampinas *
AAAC
De acordo com o site da associação, “em 1983, um grupo de pessoas, unido pelo sentimento de solidariedade aos animais, resolveu criar uma entidade com estatuto e diretoria. Era um tempo em que a proteção animal engatinhava e quem falava em proteger cães e gatos não era considerada pessoa ‘normal’. Este espírito de preocupação com os bichos e a dedicação em protegê-los levou ao nascimento da Associação de Amigos dos Animais de Campinas, a AAAC”.
Website: * aaac.org.br *
Instagram: * @aaac_oficial *
ONG OPERAÇÃO RESGATE
A ONG campineira é formada por um grupo de amigas que, desde 2019, ajuda gatos e cães abandonados a encontrar um lar que faça uma adoção responsável. As fundadoras trabalham de forma voluntária, e a instituição não tem sede própria. Sendo assim, são altos os custos com rações, vacinas, exames e lares temporários para manter os animais enquanto não encontram seus futuros donos. Portanto, realizam rifas, o Bazar Animal e eventos em geral para cobrir os valores gastos.
Website: * operacaoresgatecampinas.com.br *
Instagram: * @operacaoresgatecampinas *
ONG FOCINHO ABANDONADO
Para saber mais informações sobre essa ONG e acompanhar o seu trabalho, acesse as mídias sociais abaixo:
Website: * linktr.ee/Focinhoabandonado *
Instagram: * @focinhoabandonado *
ONG IVVA
O Instituto de Valorização da Vida Animal é a primeira OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - de Campinas e região, cujo objetivo principal é resgatar animais abandonados, como gatos, cavalos e cães, e encontrar um lar seguro para eles. A instituição não tem uma sede, ou seja, não abriga animais. Com isso, precisa de recursos para manter os lares temporários e pagar pelas rações, vacinas, entre outros gastos altos que possui.
Website: * ivva.org.br *
Instagram: * @ongivva *
ONG LATICÃO
É um projeto que surgiu na cidade de Campinas, no ano de 2017, a partir da reunião de um grupo de pessoas que já trabalhavam independentemente como protetores de animais. Segundo o site da LatiCão, a ONG tem a missão de: “recolher, sempre que possível e de acordo com a capacidade, animais abandonados ou em situações de risco, encaminhando-os, depois de tratados, para adoção, independentemente de ressarcimento financeiro; oferecer assistência veterinária aos resgatados, em clínicas veterinárias conveniadas; promover campanhas de educação e conscientização, propagando a filosofia de amor e respeito aos animais”.
Website: * laticao.org.br *
Instagram: * @laticao *
Podemos notar que, embora muitas pessoas tenham a vontade de adotar um animal em suas casas, muitos não têm as condições mínimas necessárias para mantê-los, seja pela falta de dinheiro, pela aceitação do resto da família, pelo tempo gasto requerido ou pelos cuidados despendidos em casa. Assim, independente de tudo, a adoção é, em primeiro lugar, um ato de responsabilidade, e é preciso refletir bastante para avaliar se temos todos os requisitos para receber um animalzinho e conviver harmoniosamente com ele. Somente desta forma, o amor e o lindo gesto da caridade serão colocados em prática.