Onde Comer
Eventos
Empregos
Encontre
Guia
Você está lendo:
Quanto custa viver em uma república?
Conteúdo
24/08/2021
unicamp

Quanto custa viver em uma república?

Uma das opções mais procuradas pelos estudantes, especialmente aqueles vindos de outras cidades, é morar em repúblicas. Entenda um pouco mais sobre este modo de viver e seus custos principais!

aluguel em barão geraldo Foto por @drone25

Ao entrar na faculdade, seja para fazer graduação, mestrado ou doutorado, uma das grandes preocupações é onde morar. Em Barão Geraldo, há diversas opções, como apartamentos, kitnets, pensionatos, casas e repúblicas e, entre elas, a última é uma das mais procuradas.

As repúblicas, em especial, podem ser um modo mais barato de viver, pela quantidade de pessoas que vão morar juntas e dividir as despesas. Além disso, pode ser uma boa maneira de aprender a se virar sozinho longe da casa da família, aprender a cozinhar, a limpar a casa, a pagar as contas em dia, ou seja, a ter responsabilidades de um modo geral.

A seguir, vamos listar algumas principais características que se deve levar em consideração na hora de escolher um lar em meio às inúmeras repúblicas de Barão Geraldo.


Custos mensais

Os estudantes, geralmente, têm a tendência de procurar economizar ao máximo, pois muitos podem demorar para encontrar um emprego, dependendo, muitas vezes, de “bicos”, de bolsas de auxílio ou da ajuda familiar para se manter durante o período morando na nova cidade.

Dessa maneira, procurar uma república é vantajoso e, próximo à Unicamp, por exemplo, é possível encontrar repúblicas com valores a partir de R$350,00 mensais, oscilando até cerca de R$1000.

É interessante observar o que cada uma delas oferece neste valor a ser pago mensalmente por cada morador. O que costuma ser dividido por todos é o aluguel e o IPTU, e as contas básicas de água, luz e internet.

Algumas repúblicas podem incluir mais gastos no rateio comum aos moradores, como pagar alguma pessoa para faxinar por semana ou mensalmente; comprar alimentos e produtos comuns de uso rotineiro (açúcar, café, arroz, manteiga, sabão em pó, detergente, etc.); assinar serviços de tv a cabo ou streaming; contratar o serviço de segurança do bairro; entre outros. O valor pode aumentar a partir da inclusão desses gastos a mais, porém pode compensar, dependendo de quantas pessoas dividem a casa, o que não pesará tanto nas despesas.


Localização

Os valores das repúblicas podem variar também conforme a proximidade às faculdades, como Unicamp e Puccamp, devido ao aluguel dos imóveis ser mais alto nessas regiões. Por outro lado, quanto mais quartos e pessoas morando nas casas e apartamentos, mais baixo será esse preço por estudante.

Vale a pena procurar repúblicas em bairros um pouco mais afastados da universidade, como o Jardim Santa Genebra II, Vila Isabel, Real Parque ou Guará, por exemplo, pois existem locais mais baratos, justamente porque o aluguel costuma ser mais baixo nessas regiões de Barão.


Tipo de ambiente

Outro fator que se deve levar em conta é o tipo de ambiente que você encontrará nas repúblicas. Há perfis de pessoas de todos os estilos e é muito bom conviver com a diversidade; talvez esse seja um dos grandes ensinamentos da convivência em república.

Porém, há casas que costumam se preocupar mais com organização e outras menos; ter pessoas mais tranquilas ou aquelas que gostam de dar festas e fazer churrasco todos os finais de semana; etc.

A busca por equilíbrio é tudo, mas vale a pena visitar antes as casas e tentar perceber o estilo de quem já mora ali. Bater um papo antes já é um passo para conseguir observar o perfil das pessoas que você gostaria de conviver.

Assim, é importante frisar qual é o tipo de ambiente que você encontrará em determinada república, pois festas e churrascos podem aumentar os gastos mensais também.


Devo começar uma república do zero?

Um último ponto legal de comentar é a respeito de alugar uma casa ou apartamento logo ao chegar e tentar começar uma república, será que vale a pena em relação aos custos?

Ao chegar em uma nova cidade, pode demorar um pouco até encontrar pessoas que queiram morar na casa que você alugará, pois não é rápido e fácil para estruturar as instalações, como a internet; ter um fiador e assinar os documentos necessários; comprar móveis para equipar os cômodos em comum e os quartos, entre outras necessidades.

Tendo isto em vista, procurar uma república que já esteja com moradores pode ser mais vantajoso, pois as partes burocráticas já estarão resolvidas, a casa já terá os móveis e eletrodomésticos básicos, além de já ter os serviços de internet, luz e água instalados.

Caso começar uma república do zero seja o seu desejo, o ideal seria fazer algumas amizades em seu curso, por exemplo, e, a partir daí, planejarem com mais calma e tempo.


Essas foram as principais observações em relação aos custos das repúblicas e os pontos mais importantes para se levar em consideração na hora de dividir os gastos nesse tipo de moradia.

Caso tenha mais dúvidas sobre as repúblicas, confira no nosso site outros artigos relacionados ao assunto, além de uma lista de locais que oferecem vagas para morar em Barão!

ENTRE EM CONTATO
Dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente.
FAÇA PARTE
Possui um imóvel ou um negócio em Barão Geraldo?
INFORMATIVO
Faça parte da nossa newsletter, enviaremos no máximo um email por semana contendo informações selecionadas para os nossos leitores. Já entregamos mais de 100 promoções e descontos, além de dicas e acontecimentos. Participe!
ACOMPANHE
Tem muita coisa acontecendo em Barão, siga-nos no Instagram e Facebook para acompanhar o dia-a-dia no nosso distrito.
logo