Conheça a Mata Santa Genebra
Você sabia que em Barão Geraldo existe uma Mata de 251,77 hectares? Trata-se da Área de Relevante Interesse Ecológico (AIRE) Mata de Santa Genebra.
Esta AIRE é o maior fragmento florestal de Campinas, sendo uma Unidade de Conservação (UC) de gestão compartilhada entre o ICMBio e a FJPO.
ICMBio é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, uma autarquia em regime especial vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Este Instituto gerencia o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que engloba 334 unidades de conservação federais espalhadas em todos os biomas brasileiros - Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e Marinho. A vegetação da Unidade em Barão é classificada como um remanescente de Mata Atlântica, e abriga aproximadamente 660 espécies de flora, sendo algumas sob risco de extinção no país.
Além do ICMBio, a gestão da Mata é realizada também pela FJPO, Fundação José Pedro de Oliveira, cuja missão é promover a conservação e recuperação da natureza, a produção de conhecimento e a educação ambiental na região de Campinas.
Com este objetivo, a AIRE Mata de Santa Genebra promove diversas atividades abertas à Comunidade, como as visitas monitoradas. As visitas diurnas e noturnas à Mata acontecem em datas e horários divulgados no site da Fundação, a qual disponibiliza monitores capacitados para acompanhar os visitantes e apresentar a biodiversidade do fragmento florestal, bem como os desafios de sua conservação. A visita é gratuita, com limite de inscritos, e o percurso abrange 1,2km de trilha pelo interior da mata e 3,8km contornando a mata. As visitas podem ser agendadas também para grupos como escoteiros, desbravadores, entidades assistencialistas, escolas, instituições privadas, por fim, todos os interessados em estar em meio à natureza e conhecer a AIRE Mata de Santa Genebra.
Na Mata já foram identificadas mais de 700 espécies de borboletas, e a AIRE possui em sua estrutura um Borboletário que pode ser visitado gratuitamente de segunda à sexta-feira, das 9 às 16h, sem inscrição prévia. É um passeio muito agradável em meio às diversas espécies de borboletas.
Anualmente a Fundação organiza também a Feirata, uma feira livre e democrática, com o intuito de promover a sensibilização em relação ao meio ambiente. A Feirata traz produtos sustentáveis locais e regionais, exposições, oficinas, apresentações culturais, e espaços para debates sobre as relações sociedade-natureza. A programação é divulgada pelo site e Facebook da AIRE Mata de Santa Genebra.
Além do trabalho junto à Comunidade, a Fundação José Pedro de Oliveira possui importantes atividades de Restauração Ecológica, Proteção da Mata e Monitoramento da Fauna. Quanto à Restauração Ecológica, a Fundação promove o corte de trepadeiras e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas, pois devido à degradação de algumas áreas, há grandes clareiras em que alguns tipos de trepadeiras se alastram rapidamente e sufocam o crescimento de árvores e a regeneração de outras espécies.
Atuam também na fiscalização, prevenção e combate a incêndios florestais, tendo criado em 2018 uma Brigada de Incêndio, imprescindível para a conservação da AIRE Mata de Santa Genebra.
Em relação à Fauna, já foram identificados na Mata 329 espécies de vertebrados, com destaque para a onça-parda, o gato-do-mato-pequeno e o bugio-ruivo, todos na lista vermelha da fauna ameaçada do estado de São Paulo.
A AIRE Mata de Santa Genebra é um fragmento florestal relativamente pequeno, mas é um importante refúgio para a fauna nativa da região. Por localizar-se na transição entre o meio urbano e rural, há casos relatados de atropelamentos de animais silvestres nas estradas próximas, e também presença deles nas propriedades da região, como as onças-pardas, que, por sua natureza, chegam a ter uma área de vida de mais de 160 km², e são frequentemente encontradas em canaviais e invadindo galinheiros. Por isso é importante que haja conscientização da população que vive no entorno da Mata, e que cresça cada vez mais o movimento pela criação de Corredores Ecológicos, que visam ligar fragmentos de ecossistemas, para permitir o deslocamento de animais, dispersão de sementes, e aumento da cobertura vegetal.
Que tal fazer uma visita à AIRE Mata de Santa Genebra e conhecer toda essa natureza tão pertinho de você?
Consulte as atividades no Site da AIRE Mata Santa Genebra/ Fundação José Pedro de Oliveira: http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br
Fontes: http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros http://www.campinas.sp.gov.br/servico-ao-cidadao/portal-da-transparencia/estrutura-mata.php http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-onca-parda/sumario-on%C3%A7aparda-icmbio-web.pdf https://mma.gov.br/areas-protegidas/instrumentos-de-gestao/corredores-ecologicos