Conheça a história, os tipos de serviços prestados e, também, saiba como usá-lo
Foto aérea do Hostital de Clínicas da Unicamp
Um dos mais importantes hospitais públicos de Campinas e região é o Hospital de Clínicas da Unicamp, localizado dentro do campus universitário em Barão Geraldo. Ele está vinculado ao Governo Estadual de São Paulo e é financiado com recursos do SUS e da Unicamp, além de doações de parceiros externos (Parceria Amigos do HC Unicamp).
Funciona há aproximadamente 40 anos em sua localização atual e é muito utilizado pela população de Campinas e da região metropolitana.
A seguir, vamos conhecer um pouco mais sua história e as formas de atendimento disponíveis para a população:
BREVE HISTÓRICO
O Hospital de Clínicas, como citado anteriormente, está localizado no campus da Unicamp de Barão, na Rua Vital Brasil, 251 e atende de forma pública, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo convênios com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Pode-se dizer que o hospital acompanha a história da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, focando em pesquisa e ensino desde que ambos foram idealizados, embora o curso tenha iniciado antes que o complexo hospitalar - o primeiro em 1963, e o segundo em 1985.
Desde 1963, então, a medicina era lecionada nas instalações da Maternidade de Campinas e, posteriormente, na Santa Casa de Misericórdia, enquanto as obras do HC eram executadas.
Na realidade, a construção do HC se deu por etapas. Em 1979, concluiu-se sua primeira ala de ambulatórios, com a contratação de 195 servidores para ocuparem 53 consultórios, retornando as obras apenas em 1982/1983. Até que, em 1985, inaugurou-se os leitos de enfermaria para adultos e foi realizada a primeira cirurgia. Este ano marcou, então, o início do funcionamento do hospital.
Nos anos seguintes, as suas instalações foram aumentando, ocupando atualmente uma área construída de 65 mil m², em um complexo de sete blocos, em que cada um deles tem seis andares.
Além deste conjunto de prédios, há mais dois que também fazem parte do HC: o Hospital Dia, que atende pacientes soropositivos para HIV/Aids; e o Centro Integrado de Nefrologia, direcionado àqueles que realizam o processo de diálise. Ambos adicionam cerca de 3 mil m² de área construída ao complexo hospitalar.
ATENDIMENTO
Todos os dias, transitam cerca de 10 mil pessoas no HC. Além dos cidadãos de Campinas, ele também atende mais outros 86 municípios da macrorregião ao redor.
Sendo assim, o HC tem como prioridade auxiliar os casos de alta complexidade, além de fazer atendimentos de urgência e emergência, consultas ambulatoriais, internação e diversos tipos de exames, contando com 47 especialidades médicas. São elas:
O HC também consegue realizar, diariamente, cerca de mil atendimentos ambulatoriais e emergenciais, 5 mil exames laboratoriais e 40 cirurgias.
COMO MARCAR CONSULTAS
Àqueles que são pacientes novos e desejam marcar consultas, devem procurar as centrais de regulação de consultas das Diretorias Regionais de Saúde da região metropolitana de Campinas:
Deve-se fazê-lo, pois há um limite de vagas estabelecido para as diversas especialidades oferecidas pelo HC. Além disso, como abordado anteriormente, o hospital privilegia os casos de maior gravidade, por isso é importante planejar e agendar.
Os agendamentos de consultas dos demais pacientes estão disponíveis de segunda à sexta-feira, das 07h às 17h30, pelo telefone (19) 3521-7530.
Caso seja um caso de urgência, recomenda-se que a pessoa, primeiramente, procure um posto de saúde mais próximo de sua residência ou o hospital do município.
O hospital não tem pronto-socorro e, sim, uma Unidade de Emergência Referenciada (UER), que analisa a gravidade do caso para, então, saber como proceder. Se necessário, as médicas e os médicos podem encaminhar ao HC da Unicamp.
ALUNOS DA UNICAMP PODEM UTILIZAR?
Os estudantes, servidores e docentes da Unicamp podem utilizar os serviços de atendimento do HC, assim como qualquer cidadão de Campinas ou da macrorregião.
Porém, há a opção de atendimento no CECOM (Centro de Saúde da Comunidade), que oferece, unicamente para aqueles vinculados à Unicamp, serviços médicos, fisioterapêuticos, nutricionais, odontológicos e de enfermagem.
O CECOM se encontra também no campus universitário da Unicamp, mais especificamente na Rua Vital Brasil, 150, há mais de 30 anos, auxiliando toda a comunidade acadêmica de forma gratuita.
Caso a pessoa se encontre em uma situação emergencial, deve procurar o CECOM em dois períodos específicos: das 07h às 11h e das 13h às 17h30.
O atendimento segue a ordem de chegada e, primeiramente, o paciente passa por uma consulta na área de enfermagem. Após essa averiguação, o paciente entra em uma lista de espera em que são priorizadas as formas mais graves de quadros clínicos.
Vale ressaltar que, devido à pandemia, os casos de suspeita de COVID-19 estão sendo priorizados por este centro de saúde.
Outra observação importante é que, em caso de torções, quedas ou traumas de alguma parte do corpo, o paciente deve procurar outros locais, como o próprio Hospital de Clínicas, pois o CECOM não possui médicos ortopedistas, nem aparelhos de RX.
Em relação às consultas agendadas, os pacientes têm de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, para marcá-las, por meio de:
O CECOM oferece consultas de diversas especialidades médicas, como clínica médica, ginecologia, infectologia, cardiologia, entre outras. Nos tempos de pandemia, o atendimento está mais restrito; portanto, é importante conferir no site, ou através do whatsapp/e-mail, as condições para agendamento.
Como vimos anteriormente, o Hospital de Clínicas da Unicamp é um complexo de saúde pública muito importante para toda a macrorregião campineira, preferencialmente àqueles que apresentam casos de maior gravidade.
Estudantes, servidores e docentes da Universidade podem, além de contar com seus serviços, também usar os do CECOM, sendo este último restrito a esta comunidade.
Caso tenha mais dúvidas sobre os principais serviços de saúde oferecidos em Barão Geraldo, confira este outro artigo em nosso site!