Onde Comer
Eventos
Empregos
Encontre
Guia
Você está lendo:
As novas feiras da Unicamp após o retorno
Conteúdo
27/04/2022
unicamp

As novas feiras da Unicamp após o retorno

O encontro entre os antigos e o nascimento de novos pontos comerciais

Desde de a antiguidade medieval europeia, extenso período em que se consolidou o modelo de “feira” que nos prevalece até os dias de hoje, a feira, esse evento comercial tão cotidiano na vida dos brasileiros, tem consigo algo incisivo. Uma espécie de essência motivadora para oportunidades: seja você aquele/a quem compra ou aquele/a quem vende.

O MB já te apresentou, amável leitor, as feiras mais comuns em Barão Geraldo e na Unicamp em um artigo de 2021 (confira aqui https://morandoembarao.com/barao-geraldo/feiras-em-barao-geraldo), porém, já novos focus feirantes surgiram e tem ganhado bastante visibilidade pelo seu potencial – com efeito – gastronômico, utilitário e artístico. Então, é pensando no seu bom aproveitamento dessas unidades mercantis no campus da Unicamp que, aqui, indicar-se-á e descreverá, além do funcionamento caso você esteja interessado em se integrar ao corpo comercial, esses novos pontos. Pontos esses que são mais que comerciais, são como um hábito do nosso dia-a-dia: como se o café-da-manhã, almoço ou café-da-tarde tomassem um aspecto físico, personificando-se no meio.

Vamos conferir então!


Cronograma semanal das feiras na Unicamp

Apesar de ocorrerem em dias distintos, as feiras na Unicamp têm um horário fixo: das 8 às 17 horas, quando encerram suas atividades desmontando as barraquinhas.

Dando-se às segundas-feiras, a Feira do Roxo ou apenas o Roxo recebe esses nomes por estar localizada na r. Roxo Moreira com a av. Luther King. Em sequência, já na terça-feira você pode se deparar na rua Oscar Niemeyer com a Saturnino de Brito com a Feira do Saturnino ou Feira Saturnina. E, por mais que às quartas-feiras usemos rosa (para referenciar a obra Meninas Malvadas ou Mean Girls no original), lá na Praça da Paz, especificamente nas proximidades da rua Seis de Agosto, há a Feira da Paz.

Quinta-feira, contudo, é um dia semanal bastante especial. Não apenas porque é a véspera do “sextou”, mas porque duas feiras ocorrem em simultâneo em locais diferentes. A Feira do HC – também ocorrendo às terças-feiras - acontece na av. Osvaldo Cruz, nos fundos do Hospital das Clínicas. Em conjunto a essa, temos também a Feira do IFCH na rua Bertrand Russel com a Cora Coralina.

Por fim, caso você não tenha feito o tour semanal das feiras e ainda queira aproveitar um pouco dessa excêntrica comodidade, para sextar com estilo há a Feira do CECOM na rua Albert Sabin, próxima à Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Mapa das localizações aproximadas das feiras na Unicamp em 2022

O que pode entrar nas feiras da Unicamp?

Há um limite do que pode e não pode ser vendido nas feiras da Unicamp. Logo, nessas feiras você poderá encontrar ao nível de alimentos desde aqueles de consumo imediato (como nosso saudoso pastel), até frios, hortifruti e não perecíveis. Há também a possibilidade de optar pela comida vegetariana ou vegana, mas caso você não esteja a fim de um salgado e queira experimentar algo doce, poderá preferir por sobremesas como: waffles, café, achocolatado, brownies, cupcakes, tortas, pavês, churros, bolos, trufas, mousses e brigadeiros.

Por fim, às feiras não é permitido o comércio de bebida alcoólica, porém se pode experimentar sorvetes, sucos naturais, garapa, vitaminas e açaí.

De outro modo, caso sua procura não seja pelos bens alimentícios, as feiras apresentam a venda de bens duráveis ou para uso individual como: artesanatos (como os de marcenaria), floricultura, bazar (joias e bijuterias), roupas, calçados e itens de mercearia (como sabão, desinfetantes, sal, açúcar, fósforos, papel higiênico, prendedores de roupa, talco, pasta de dentes, pomadas, unguentos, escovas de dente, palhas de aço, palhinhas, ceras, cremes de barbear e vassouras); não sendo permitida, por exemplo, a venda de fogos de artifício ou produtos desse gênero.

A diversidade de produtos é vasta e quase inesgotável.


Quero ter minha própria barraquinha na feira da Unicamp!

Para ter sua própria barraquinha em alguma das feiras apresentadas, você inicialmente precisará ficar atento aos editais relacionados aos Pontos Comerciais no site da Prefeitura da Unicamp (https://www.prefeitura.unicamp.br/), órgão legal responsável pela gestão, serviços e infraestrutura dos campi.

Basicamente, o processo de seleção ocorre por meio da análise das informações disponibilizadas em um formulário: o Requerimento para Exploração Comercial Periódica. Em tal formulário, o interessado deve manifestar: e-mail, caráter legal da pessoa (se física ou jurídica), cópia dos documentos (caso pessoa física: RG, CPF, comprovante de residência; caso pessoa jurídica: razão social, CNPJ, comprovante do CadeSP, nome do representante legal,  endereço do representante legal e comprovante de domicílio). As vagas aos interessados, contudo, são limitadas. Mediante as informações do próprio edital, então, quando as inscrições excedem o número das vagas oferecidas, a escolha do proponente se dá por um sorteio.

Após a seleção, é necessário o pagamento de um tributo à prefeitura. Segundo dados da Prefeitura Universitária da Unicamp em 2022, as barracas de 4 m^2 tiveram de contribuir com um valor aproximado de R $125,00 para participação entre os meses de abril a junho. Já aquelas com 24 m^2, para os meses de abril a junho, pagaram um valor aproximado de R $740,00.

Embora o período oficial de inscrição para ter seu ponto em uma das feiras, o qual se dá antes do início dos semestres, já tenha sido encerrado, a Prefeitura Universitária ainda no ano de 2022 atendeu às demandas dos comerciantes e ampliou suas vagas em um edital extraordinário. Desse modo, sempre é importante ficar atento ao site.

Surpreendeu-se com a variedade de itens que podem ser encontrados nas feiras da Unicamp? Você sabia dos novos pontos feirantes que abriram após o retorno às atividades presenciais? Conte para a gente!

Não deixe de, em alguma semana, fazer um “tour feiral”, visitando com amigos e até professores as feiras pelo campus em cada dia da semana. Isso pode ser uma ótima atividade para um “role”. Não perca essa oportunidade única, aproveite as atividades no campus!

Todavia, se você já esgotou as possibilidades nas feiras da Unicamp e tem disponibilidade para trafegar por Barão Geraldo, o que acha de conhecer as feiras pelo distrito? Clica aqui ( https://morandoembarao.com/barao-geraldo/feiras-em-barao-geraldo ).


Referência Bibliográfica

https://www.prefeitura.unicamp.br/2022/04/20/pontos-comerciais-inscricoes-para-feira-do-cecom/

https://www.prefeitura.unicamp.br/gabinete/diretoria-administrativa/pontos-comerciais/feiras-e-eventos/

https://www.prefeitura.unicamp.br/2022/02/18/pontos-comerciais-convocados-feiras-2022/

https://morandoembarao.com/barao-geraldo/feiras-em-barao-geraldo


ENTRE EM CONTATO
Dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente.
FAÇA PARTE
Possui um imóvel ou um negócio em Barão Geraldo?
INFORMATIVO
Faça parte da nossa newsletter, enviaremos no máximo um email por semana contendo informações selecionadas para os nossos leitores. Já entregamos mais de 100 promoções e descontos, além de dicas e acontecimentos. Participe!
ACOMPANHE
Tem muita coisa acontecendo em Barão, siga-nos no Instagram e Facebook para acompanhar o dia-a-dia no nosso distrito.
logo