Onde Comer
Eventos
Empregos
Encontre
Guia
Você está lendo:
Conheça o Centro de Campinas
Conteúdo
11/08/2021
campinas

CONHEÇA O CENTRO DE CAMPINAS

Há muita história desenhada pelas ruas do Centro de Campinas. Confira os principais pontos turísticos do Centro!

Foto do Largo do Rosário, por Viberzone

Campinas completou 247 anos de história em 2021. Há muita história acumulada no seu território, e o Centro é um dos bairros em que podemos observar isso.

Embora, muitas vezes, a conservação do patrimônio não seja um dos fortes da cidade, é possível ainda, com um olhar atento, ver e usufruir de alguns dos principais pontos turísticos centrais. Além disso, também temos ruas tradicionais de comércio que, há muito tempo, fazem parte do cotidiano campineiro.

Confira, a seguir, alguns destes principais pontos locais para turistar:


Mercado Municipal de Campinas

Endereço: Av. Benjamin Constant, s/n

O Mercadão é um edifício secular, projetado pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo (o mesmo que projetou o Teatro Municipal de São Paulo e o próprio mercadão da capital, entre outras importantes obras) em 1908 e tombado em 1982 pelo Condephaat. Nem sempre o prédio teve a função de mercado. No início, servia para estocar produtos transportados pela ferrovia Funilense até o Porto de Santos.

Atualmente, o espaço de 7.720 m² conta com as mais diversas bancas, nas quais são vendidos grãos, farinhas, frutas, legumes, produtos naturais, peixes, carnes, temperos, entre muitos outros. Há também locais para comer ali dentro, como a pastelaria e o bar do Rafa, com comidas de boteco muito apetitosas.


Estação Cultura “Prefeito Antônio da Costa Santos”

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto

A Estação Cultura é um espaço onde, antigamente, era uma estação ferroviária, inaugurada em 1884. Nela, transitavam passageiros da ferrovia até 2001 e, a partir de então, apenas trens de carga passam por ali.

Agora, o local abriga diferentes tipos de feiras gastronômicas e culturais frequentemente, além de shows e palestras. Ali, há a “Sala dos Toninhos”, espaço com arquibancada que comporta até 70 pessoas, para apresentações de pequenos grupos de teatro.


Centro de Convivência

Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/n – Cambuí

O Centro de Convivência é um grande complexo arborizado em que há, no meio, um anfiteatro ao ar livre, além de um teatro no subsolo. Além disso, todos os sábados e domingos, das 08h às 14h, há uma feira cultural e gastronômica, popularmente conhecida como “Feira Hippie”, em que é possível encontrar diversos tipos de produtos e artesanatos, como roupas, vinis, artigos de antiquário, bijuterias, calçados, entre outros.

Há uma parte da feira que vende quadros de diversos pintores locais; outra em que encontramos alguns produtos esotéricos, de terapias alternativas e, até mesmo, alguns massagistas; e uma outra área em que estão localizadas as barracas de comidas e sucos naturais.

Infelizmente, tanto o teatro quanto o anfiteatro estão desativados há muitos anos, mas atualmente ambos espaços contam com uma revitalização que tem previsão de ficar pronta em outubro de 2022.


Teatro Municipal José Castro Mendes

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial

Muito próximo ao Centro, temos o Teatro Castro Mendes, que, em 1970, foi incorporado inicialmente ao antigo Cine Casablanca. Desde então, o espaço foi revitalizado diversas vezes, tendo ficado quase cinco anos fechado, até que, em 2012, ele foi reaberto com novas intervenções arquitetônicas, especialmente de sua fachada.

É um importante espaço cultural da cidade e conta com 760 lugares. Frequentemente, há shows, como de Hermeto Pascoal, Fernanda Takai, Jards Macalé, além de peças, apresentações de dança e concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.


Catedral Metropolitana de Campinas

Praça José Bonifácio, s/n

A Catedral Metropolitana de Campinas levou quase 80 anos para ser concluída e foi inaugurada em 1883. Segundo o site da Prefeitura de Campinas, é “o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com 4 mil metros quadrados”.

A catedral já foi várias vezes restaurada e, no último restauro, aproximadamente em 2018, recuperou a cor amarelo ocre original da construção. O espaço também conta com um órgão de tubos francês, que está ali desde a inauguração.


Jockey Clube Campineiro

Av. Dr. Tomas Alves, 39 - Praça Antônio Pompeu

O Jockey, tombado em 1994, é uma construção do engenheiro Augusto Lefréve, inaugurada em 1925 e, além das apostas em corridas de cavalos, foi um espaço que ocorreram muitas festas e recitais de música clássica.

Em 1974, ocorreu a última corrida do hipódromo. Atualmente, após sua revitalização, continua sendo a sede do Jockey Clube, além de ter um restaurante e uma boate, a Club88.

Há, em frente ao edifício, a praça Bento Quirino, onde ocorre uma feira gastronômica e de artesanato todas as quartas e quintas-feiras. Também, há alguns restaurantes e bares ali, com mesas ao ar livre. Um deles é o Tonico's Boteco, que recebe shows especialmente de samba e música brasileira no geral.


Bosque dos Jequitibás

Endereço: Coronel Quirino, 02 - Bosque

O Bosque dos Jequitibás é um complexo de lazer de 10 hectares que, desde 1915, pertence ao município de Campinas. Nele, além das diferentes espécies de árvores e plantas, possui um zoológico com diferentes aves, hipopótamos, onça pintada, répteis, entre outros.

É muito usado para caminhadas e corridas em sua pista. Também, há brinquedos infantis e outros espaços interessantes como o Aquário Municipal e o Teatro Carlos Maia, voltado para peças infantis.


Palácio dos Azulejos (MIS)

Endereço: Rua Regente Feijó, 859

O Palácio dos Azulejos já teve vários usos, sendo, inicialmente, a moradia da família Ferreira Penteado desde 1878. No início do século XX, o palacete foi vendido para o município e se tornou o paço municipal. Ali também já foi, posteriormente, o Departamento de Águas e Esgoto e, na década de 1970, a SANASA.

A edificação foi tombada pelo IPHAN em 1967. Voltou a ser a sede do gabinete do ex-prefeito Toninho, em 2001 e, após a sua morte, tornou-se o Museu da Imagem e do Som. Frequentemente, há atividades culturais ali, como o cineclube que é organizado pelos coordenadores do espaço.


Principais ruas de comércio

No Centro de Campinas, há algumas ruas tradicionalmente conhecidas pelo seu comércio. São elas:

Rua 13 de maio: variadas lojas de departamento, lojas de vendas de peças de roupas por atacado, de produtos de beleza e de bijuterias, de calçados, de celulares, entre outras;

Avenida Francisco Glicério: principais bancos e instituições financeiras, farmácias, lojas de roupas, lojas de departamento e de celulares, lanchonetes, alguns hotéis e uma sede dos Correios;

Rua José Paulino: essa rua é conhecida por ter muitas lojas de vestidos de festa, especialmente de noivas, além de várias lojas de fantasias. Nela, também está localizada a faculdade ESAMC e o Corpo de Bombeiros;

Como vimos, no Centro de Campinas, há vários pontos turísticos para se conhecer, carregados de muita história. Interessante notar que alguns edifícios, como o Mercadão, o Jockey Club ou o Palácio dos Azulejos, mudaram seu uso conforme o tempo foi passando. Além disso, muitos desses espaços são marcos da cidade e passaram por diversas revitalizações ao longo dos anos, o que é muito importante para se preservar a memória e o significado dos mesmos.

Caso queira saber mais sobre locais para conhecer e visitar em Campinas e em Barão Geraldo, confira em nosso site mais artigos sobre o assunto!

ENTRE EM CONTATO
Dúvidas ou sugestões? Entre em contato com a gente.
FAÇA PARTE
Possui um imóvel ou um negócio em Barão Geraldo?
INFORMATIVO
Faça parte da nossa newsletter, enviaremos no máximo um email por semana contendo informações selecionadas para os nossos leitores. Já entregamos mais de 100 promoções e descontos, além de dicas e acontecimentos. Participe!
ACOMPANHE
Tem muita coisa acontecendo em Barão, siga-nos no Instagram e Facebook para acompanhar o dia-a-dia no nosso distrito.
logo